Vinho Português entre as 13 marcas mais admiradas no mundo

Fonte: Expresso

Portugal tem duas marcas de vinho a competir com as melhores do mundo. Syminghton e Esporão são as marcas portuguesas que, no top 50 dos “The World’s Most Admired Wine Brands 2020”, ocupam o 7º lugar e o 13º lugar, respetivamente. 

As duas marcas são reconhecidas entre as 50 mais admiradas no mundo pela revista “Drinks Internacional”, que revela a posição das marcas no top 50 dos “The World’s Most Admired Wine Brands 2020”. As 3 marcas mais apreciadas em todo o mundo são a Catena Zapata da Argentina, que ocupa o primeiro lugar do ranking, Penfolds no segundo lugar, proveniente da Austrália e, em terceiro lugar, Torres, de Espanha. 

O diretor executivo do Esporão, João Roquette, comenta ao Expresso que este reconhecimento “é particularmente especial pelo seu caráter global e como motivação no momento delicado que o mundo vive”. João Roquette acrescenta que “construir uma marca de vinhos reconhecida em todo o mundo era parte central da visão inicial e ousada dos fundadores do Esporão”. A marca nasceu no Alentejo, mas estendeu-se ao Douro e à Região dos Vinhos Verdes. 

Segundo o Expresso, desde 2011 a revista Drinks International reúne profissionais de diferentes áreas para atribuir os prémios às marcas mais admiradas no mundo. Os profissionais vão desde comerciantes a retalhistas, proprietários de garrafeiras e bares, bartenders, importadores, jornalistas especializados em vinho ou professores de enologia. 

Para apurar as marcas realmente mais apreciadas, a Wine Intelligence realiza entrevistas a mais de 160.000 consumidores de vinho de todo o mundo. Na base das entrevistas estão questões como a consistência, qualidade, relação preço-qualidade, país de origem e tipo de castas produzidas.