Universidade de Coimbra arranca investigação sobre a pandemia

Fonte: Diário de Notícias

A Universidade de Coimbra (UC) lançou hoje, dia 31 de março, a plataforma “UC Against Covid-19”, que vai agregar todos os projetos de investigação da instituição associados aos efeitos e à luta contra a pandemia.

Uma nota de imprensa enviada à agência Lusa, explica que a plataforma “UC Against Covid-19” reúne as iniciativas de resposta aos problemas da região e do país que nasceram nos laboratórios da UC, com foco na “prevenção, contenção e mitigação da doença causada pelo novo coronavírus”.

A investigação “pretende unir esforços na realização de testes de rastreio da doença, na produção de equipamentos e materiais de proteção (como máscaras, viseiras ou gel desinfetante), investigação científica, tecnológica e sobre o impacto da doença na sociedade e na partilha de estudos, análises e reflexões dos investigadores da UC sobre estas temáticas”, lê-se ainda em comunicado.

Os progressos e resultados mais significativos “vão ser divulgados ao longo das próximas semanas”, acrescenta a UC.

De acordo com a notícia da universidade esta plataforma agrega ainda outras iniciativas da instituição em resposta à Covid-19, como a cedência de equipamentos informáticos para alunos em situação de carência económica, a criação de uma linha de apoio emocional e um programa de promoção do bem-estar físico e mental.