Retomadas as obras na catedral de Notre-Dame

Fonte: SIC Notícias

As obras de restauração na catedral de Notre-Dame de Paris são retomadas hoje, dia 27 de abril. A construção vai passar por três fases, com um aumento de trabalhadores durante o mês de maio.

O monumento histórico da capital francesa começou a ser restaurado em março, contudo a pandemia da Covid-19 levou à interrupção. Num comunicado à imprensa francesa, o general Jean-Louis Georgelin informou que as obras retomadas, a partir desta segunda-feira, vão ser asseguradas pelas medidas e procedimentos implementados pelo Presidente Emmanuel Macron que garantiu “as condições de trabalho e a manutenção do distanciamento social”.

Os trabalhadores vão ter acesso luvas, máscaras e viseiras e, ainda, o acesso a desinfetantes fazem parte das medidas de proteção divulgadas pelos responsáveis. Para além disso, segundo o Expresso, os  funcionários vão ter ao seu dispor soluções de acomodação e entrega de refeições.

O presidente Macron recordou, no dia 15 de abril, o seu principal objetivo em construir o monumento em cinco anos. De acordo com o Público, Macron “deixa definitivamente por terra a sua promessa inicial, anunciada logo a seguir ao incêndio, de recuperar o esplendor do templo dos Jogos Olímpicos de 2024, que irão realizar-se na capital francesa”.

A interrupção das obras não foi apenas durante o tempo de pandemia vivido atualmente. Já se verificou outras interrupções como no Outono e no Inverno, em que o vento, acima dos 40 quilómetros por hora, impossibilitava a continuação das obras.