Queima das Fitas de Coimbra suspensa até outubro

Fonte: Sapo

A festa académica da Queima das Fitas de Coimbra foi esta quinta-feira, dia 19 de março, suspensa até outubro, ainda com data a confirmar. A decisão da Associação Académica de Coimbra (AAC) e do Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra – Magnum Consilium Veteranorum surgiu em resposta à pandemia do coronavírus.

A festa dos estudantes que tinha data marcada para a semana de 8 a 15 de maio, vai realizar-se, com esta alteração, em outubro e vai ocorrer em substituição a outra celebração académica, a Festa das Latas e Imposição de Insígnias. O teor destes eventos tradicionais será aglutinado.

Num comunicado publicado nas redes sociais, a AAC alerta que esta medida se apresenta como forma de “responsabilidade e zelo pelo bem-estar e segurança dos estudantes da Universidade de Coimbra e de todos os visitantes da festa”. Acrescentaram, ao recorrer a dados históricos, que a festa académica é realizada de forma ininterrupta desde os anos 70, e, por isso, que sentem “o compromisso e a responsabilidade” que esta se mantenha. Ainda no mesmo comunicado, as entidades comprometeram-se com todos os estudantes afetados, ao assegurar que a festa será a “melhor edição, com toda a emoção e qualidade a que estão habituados”.

A decisão tem gerado inúmeras respostas nas redes sociais, na sua maioria, positivas.