Primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa celebra-se esta terça-feira

Fonte: Público

UNESCO prepara atividades com personalidades do mundo lusófono, para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguêsa. No programa incluem-se concertos online e várias outras iniciativas. 

De acordo com o Público, para esta terça-feira, dia 5 de maio, estão convidadas cerca de 20 personalidades lusófonas, ligadas com a música, política, letras e até desporto. A data é assinalada, desde 2009, como o Dia da Língua e da Cultura Portuguesa, instituído pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Mas desde o ano passado, a Organização das Nações Unidas, Ciência e Cultura (UNESCO) oficializou o dia cinco de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa. 

As atividades são transmitidas às 12 horas no canal de YouTube de Camões, instituição responsável pelo programa, juntamente com UNESCO, RTP, ONU News e CPLP. A transmissão conta, segundo o Público, com mensagens por parte do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assim como do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres e do primeiro-ministro, António Costa. Também o presidente da CPLP e chefe de Estado do Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, deve dirigir-se ao público. 

Entre as personalidades da política estão também músicos e artistas de diversas áreas, como os escritores: Mia Couto, de Moçambique ou Manuel Alegre, de Portugal, os cantores Dino Santiago, de Cabo Verde e Carminho, de Portugal, o cineasta Flora Gomes, da Guiné-Bissau ou o teólogo e cardeal José Tolentino de Mendonça, de Portugal, entre muitos outros artistas, enumera o Público. 

Além das iniciativas online, há lugar para concursos literários para estudantes de língua e literaturas portuguesas, e para um estudo – “A língua portuguesa como activo global”.