Presidente da República confirma presença nas cerimónias dos dias 25 de abril e 10 de junho

Fonte: TSF

O Presidente da República (PR), Marcelo Rebelo de Sousa, reafirmou, esta sexta-feira, dia 17 de abril, que vai estar presente nas cerimónias do dia da liberdade e no dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, junto ao Mosteiro dos Jerónimos.

A divulgação da presença do Chefe de Estado de Portugal nas cerimónias de celebração foi feta através de uma nota divulgada no portal da Presidência da República na internet.

“O Presidente da República participará nas cerimónias do 25 de Abril e do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, tal como já tem referido publicamente. No 25 de Abril, nos termos definidos pela Assembleia da República, aliás com um número exíguo de deputados e meramente simbólico de convidados”.

Marcelo Rebelo de Sousa

Em declarações aos meios de comunicação social, no dia 27 de março, o PR defendeu que o 25 de abril é uma data que se deve comemorar, uma vez que para o presidente, o país não parou e mostrou-se solidário com a escolha que viesse a ser tomada.

De acordo com a agência Lusa, na quarta-feira passada, dia 15 de abril, na conferência de líderes, a decisão sobre a cerimónia do dia 25 de abril, teve a aceitação do PS, PSD, BE, PCP e PEV.

Em relação às sessões comemorativas do dia 10 de junho, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que não pode ser esquecida uma data tão importante. O PR tinha já anunciado o cancelamento das comemorações do Dia de Portugal na Madeira e na África do Sul, contudo espera que no próximo ano seja em Lisboa “com os cuidados impostos pelas circunstâncias”, conta.