Portugal brinda profissionais de saúde à janela

A partilha de uma publicação através das redes sociais, levou ao apoio e reconhecimento dos profissionais de saúde durante a fase “negra” em que se encontra o país. Na noite de 14 de março, o silêncio que agora vigia as ruas, desapareceu com o som dos aplausos dos portugueses. 

Foi através da sua página de Instagram que Ana Pão Trigo, psicóloga clínica e da saúde, apelou a todos os seus seguidores para que nessa mesma noite, pelas 22h, saíssem às varandas e janelas para aplaudir todos os médicos e enfermeiros nacionais. “Hoje às 22h vai haver uma corrente de esperança e energia dedicada a todos os profissionais de saúde que trabalham em todo o país para nos ajudar a ultrapassar este desafio enorme.”, é o que se pode ler na publicação de Ana Pão Trigo. 

É com a hashtag “#somostodosSNS”, o que significa, “somos todos Serviço Nacional de Saúde” que esta publicação se tornou viral e que levou à sua partilha. São inúmeros os vídeos que mostram, durante sete minutos, as diversas formas de gratidão que foram ouvidas e aclamadas de Norte a Sul de Portugal. O movimento não passou despercebido aos órgãos de comunicação social, que fizeram algumas compilações a fim de mostrar ao resto dos cidadãos, não presentes no momento, estes minutos de apreço.

Vídeo: Observador

Em Itália uma iniciativa destas já tinha sido tomada, onde as pessoas se juntaram à janela para cantar, que conduziu a uma maior sensibilização quanto ao estado do país italiano atualmente.