Pintura de Van Gogh roubada de um museu holandês

Fonte: Diário de Notícias

Um quadro do pintor Van Gogh foi roubado hoje de um museu perto de Amersterdão, por volta das 3h15. O edifício encontrava-se fechado devido à pandemia de Covid-19.

O museu Singer Laren declarou o roubo do quadro de 1884, “O Jardim do Presbitério de Neunen com Figura Feminina”, nas primeiras horas de segunda-feira, dia 30 de março. 

Segundo o Público, os ladrões conseguiram entrar no museu após partirem a porta de acesso principal. Quando a polícia judiciária chegou ao local devido ao acionamento dos alarmes, os ladrões já não se encontravam no edifício. 

Numa conferência de imprensa transmitida no Youtube, Evert van Os, diretor do museu, lamenta o roubo como “um golpe fortíssimo” e  “extremamente difícil, especialmente nos tempos que correm.”

Conferência de imprensa do diretor do museu

De acordo com a agência Lusa, o furto acontece no dia do aniversário do pintor holandês. Van Gogh nasceu em 1853 e faleceu em 1890. 

A pintura roubada foi cedida pelo Museu Groninger. Este espaço detém ainda várias obras de pintores como, por exemplo, Chris Beekman, Piet Mondrian e Jan Toorop. Em 2007, o museu já tinha sido assaltado.