O regresso do Grande Irmão

Fonte: tvi

A TVI estreia este domingo, dia 26 de abril, uma nova edição do programa que mudou a televisão portuguesa no final do ano 2000: o Big Brother (BB). Claúdio Ramos vai ser o apresentador do BB2020.

Segundo o Público, Felisbela Lopes, investigadora da Universidade do Minho, afirmou que há 20 anos “o BB foi uma enorme novidade, foi uma pedrada no charco” e, salientou ainda que “aqui não se trata do privado, mas sim do íntimo”. Após duas décadas, a TVI está a replicar o impacto daquela estreia, em setembro de 2000, numa altura em que está novamente em desvantagem nas audiências.

Piet-Hein Bakker, Teresa Guilherme e José Eduardo Moniz na apresentação do Big Brother em 2000

O novo diretor de programas da TVI, Nuno Santos, acredita que o BB2020 “vai ser o programa mais marcante de 2020”. Este será o quinto BB da TVI, que já conta com outras edições especiais, perfazendo, no total, 60 reality shows, nos quais se incluem a “Quinta das Celebridades” e a “Casa dos Segredos”.

BB Zom, primeira fase do programa, terá início este domingo e é a adaptação do reality show à era Covid-19 num país que no ano passado criticou programas como Quem Quer Casar com o Meu Filho? e Quem quer Namorar com o Agricultor?. Os concorrentes vão ser entrevistados pelo apresentador Cláudio Ramos em direto, a partir dos apartamentos T0 onde irão permanecer instalados a cumprir período de quarentena.

 “Precisamos de ter a certeza absoluta de que no momento em que entram na casa todos estão de perfeita condição de saúde”, afirmou Nuno Santos. Acrescentou ainda que o processo será acompanhado por “uma empresa certificada” para assegurar o cumprimento das diretrizes da Direção-Geral da Saúde antes de entrarem no confinamento que caracteriza o programa.

O BB2020 vai ter, como na sua versão inicial, um programa-âncora ao domingo e um outro programa, de segunda a sexta-feira, em late night, e um compacto ao sábado, no programa da TVI. De acordo com o Público, há conteúdos digitais planeados e duas incógnitas que pairam sobre o Big Brother 2020: como reagirá o público ao BB2020, após 20 anos e dezenas de reality shows? Permitirão, em maio, as restrições sociais em torno da pandemia, a junção de público em estúdio?