O impacto português no mundo

Fonte: voltaaomundo

Portugal surpreendeu e ainda surpreende o mundo com os seus grandes feitos, descobrimentos e criações. Da medicina às artes, os portugueses são conhecidos por promoverem o desenvolvimento das mais diversas áreas, pela sua inovação, qualidade e talento.

Desta forma, o Jornal em Ponto vai partilhar cinco invenções portuguesas que tiveram um impacto muito acentuado e positivo no mundo.

  1. Caravela portuguesa

A Caravela portuguesa é uma das invenções mais relevantes na História de Portugal. Foi a bordo desta embarcação, que representava uma das maiores evoluções tecnológicas até ao momento, que os portugueses puderam atravessar os oceanos e os mares, entre os séculos XV e XVI – Era dos Descobrimentos.

Era um navio adaptado à exploração, rápido, e usado como recurso de defesa de algumas armadas. As primeiras caravelas tinham entre 20 a 30 metros de comprimento, 7 metros de largura e pesavam cerca de 43 a 69 toneladas. Eram fáceis de manobrar e davam abrigo a mais de 20 marinheiros.

Caravela Portuguesa
  • Bolas de vento para microfones

Jaime Filipe, engenheiro português, foi o autor de uma das invenções portuguesas mais importantes para a rádio e televisão nacional e internacional.

Jaime Filipe, o engenheiro responsável pela criação das bolas de vento para microfones

O engenheiro deparou-se com alguns problemas de ruído causado pelo vento, nas primeiras transmissões ao ar livre levadas a cabo pela Emissora Nacional. Membro da equipa técnica da Emissora e responsável pela captação do som, Jaime Filipe sentia necessidade, tal como outros colegas na altura, de enrolar um lenço à volta do microfone, pois permitia atenuar o ruído do vento.

Posteriormente, desenvolveu uma solução mais robusta, pegando no princípio do lenço em volta do microfone. Pediu a um amigo que construísse uma esfera em arame de cobre à qual seria aplicada um tecido. Introduziu um microfone na abertura da esfera e dirigiram-se para um campo de futebol para fazer uma transmissão. O resultado foi o esperado: o ruído do vento quase desapareceu por completo.

A esfera que criaram, com o passar do tempo, acabou por se estragar e, muitos anos depois, reapareceu nos microfones, mas desta vez, fabricada e importada do estrangeiro, com o nome WIND SCREEN.

  • Elevador para cadeiras de rodas

O Engenheiro Jaime Filipe, para além de ter inventado as bolas de vento para os microfones, surpreendeu quando inventou um elevador para cadeiras de rodas. Esta invenção foi premiada várias vezes, recebendo duas medalhas de ouro, uma em Bruxelas, em 1983, e outra em Genebra, em 1984, que colocaram Jaime Filipe entre os primeiros nomes da Engenharia de Reabilitação, em Portugal.

Elevador para cadeiras de rodas
  • Multibanco

O multibanco é uma rede de caixas automáticas que têm como principal função: permitir que as pessoas levantem dinheiro. Nos dias atuais, a utilidade do multibanco vai muit além da inicial, com mais de 60 outras novas funcionalidades, que o tornam uma das ferramentas mais operadas pelos portugueses no seu dia-a-dia.

Apesar de existirem milhares de caixas de Multibanco dispersas por todo o país, foi em 1985 que as primeiras 12 caixas ficaram prontas a serem utilizadas no Porto e em Lisboa.

Em 1985, a primeira rede de caixas de multibanco portuguesa destacou-se por possuir um dos sistemas mais avançados de sempre, pois permitia fazer levantamentos, consultas (saldos e movimentos) e alteração de PIN (código).

  • Coloradd

O Coloradd, também conhecido como o “Alfabeto das Cores”, é um sistema de identificação de cores para pessoas daltónicas. Este código foi desenvolvido por Miguel Neiva, um designer gráfico português e professor da Universidade do Minho.

Este sistema é reconhecido mundialmente, uma vez que tem ajudado a reduzir os entraves de um problema que afeta cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, e cerca de 500 mil em Portugal – o daltonismo.

O projeto foi aplicado às mais variadas áreas, como embalagens, pulseiras de hospital, lápis de cor, estações de metro, semáforos, sinalética, entre outros.