O Grande Porto é fã de reciclagem

Fonte: Câmara Municipal Porto

No ano de 2019, a Lipor, entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos de oito municípios do Grande Porto, recebeu mais de oito toneladas de materiais encaminhados pelos cidadãos, atingindo assim “o maior valor de sempre”.

Segundo o Público, “mais 1.857,93 toneladas de biorresíduos (+4,24% que em 2018), mais 6.654,96 toneladas de materiais entregues para reciclagem nos Ecopontos, Ecocentros e Zonas de Recolha Seletiva (+13,58% que em 2018 – papel, plástico e vidro)”. Ainda receberam menos 2.077 toneladas de lixo, ou seja, menos 0.51% do que no ano anterior.

Estes resultados são “fruto do forte investimento e da aposta que a Lipor e os municípios associados têm desenvolvido, com vista a maximizar e incrementar a quantidade de materiais a enviar para reciclagem”, de acordo com o comunicado da empresa. 

Nos dias de hoje, os cidadãos dos oito municípios da Lipor – Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde – têm um “sistema completo de infra-estruturas, equipamentos e serviços para a entrega seletiva dos resíduos” como por exemplo Ecocentros, Ecopontos e zonas de recolha porta-a-porta.