Novos sinais de trânsito já entraram em vigor

Os novos sinais de trânsito entraram em vigor hoje, dia 20 de abril, em Portugal. De acordo com a SIC notícias, as novas indicações de perigo, de obrigação e de informação passam a constar da lei.

O novo regulamento, publicado no Diário da República, cria sinais de trânsito a indicar zonas de residência ou de coexistência de viaturas e peões, onde a velocidade é de 30 quilómetros por hora.

Segundo a SIC notícias, uma das inovações da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) diz respeito à criação de zonas de emissões reduzidas, onde é proibido o trânsito de veículos cujas emissões são superiores a um nível definido em painel adicional por cada município.

De acordo com o novo regulamento, foram criados, também, novos sinais de perigo, entre os quais a aproximação de uma passagem para velocípede, o aviso de que a via pode ser atravessada por linces-ibéricos e por anfíbios.

A ANSR aponta outros novos sinais de informação, novos símbolos de indicação turística, geográfica, ecológica e cultural, assim como a representação gráfica dos sinais dos condutores, dos agentes reguladores do trânsito e dos sinais luminosos.