Italianos unem-se num só eco

Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters retirada do site globo.com

Com mais de 17 mil infetados pelo Covid-19, a Itália vive dias de angústia e tristeza. Embora a situação obrigue todos os italianos a fazer quarentena, estes juntaram-se às janelas para cantar músicas tradicionais do país como forma de combater a solidão.

Nos vídeos que invadem as redes sociais, ouviram-se vozes serenas, como aconteceu na varanda de um condomínio na cidade de Nápoles e numa rua em Siena, onde moradores de vários apartamentos cantaram uma música titulada “Canto della Verbena” .

Na passada sexta-feira, dia 14 de março, o jornal diário italiano, La Repubblica, partilhou, no seu canal de youtube, momentos emocionantes que percorrem o país italiano.

A música a unir pessoas – Fonte: Observador

A música cantada em Siena traduz-se, em português, a Canção de Verbena. No refrão ouvimos “Verbena nasce na raça do Campo. Viva a nossa Siena, viva nossa Siena. Verbena nasce na Praça do Campo. Viva a nossa Siena, a cidade mais bonita.” No Twitter, um usuário partilhou o momento e na descrição do vídeo pode-se ler: “Em Siena, a cidade à qual sou muito apegado, tu ficas em casa mas cantas como se estivesses na rua. Fiquei comovido.”

Publicação no Twitter – Fonte: Hugo Gloss Buzz

Muitos são os vídeos partilhados nas redes sociais e que de uma forma rápida se tornaram virais. Também, num dos vídeos populares na internet, ergue-se o Hino Nacional como numa só voz. Um momento que eleva a confiança, que alimenta o sentimento de pertença, de união na luta contra uma adversidade comum.