Governo dos Açores distribui três máscaras por família

Fonte: Observador

O governo dos Açores vai distribuir, ao todo, 270 mil máscaras, três por cada família. As máscaras serão acompanhadas por indicações de utilização e modo de desinfeção após o uso.  

A informação foi adiantada ao Observador pelo executivo do governo dos Açores, que sublinha a necessidade de proteger as famílias perante a pandemia Covid-19. Três máscaras por cada família da região, bem como as instruções para o uso seguro e desinfeção após o uso. A lavagem e desinfeção devem ser feitas segundo as especificações técnicas da Direção Geral da Saúde (DGS) e do Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde). 

As máscaras devem ser usadas nas saídas excecionais, permitidas pelo governo em época de confinamento. A distribuição de máscaras surge como iniciativa da Autoridade da Saúde regional, articulada com os procedimentos a adotar pela população, como é descrito numa nota do Governo Regional. 

As máscaras serão confecionadas por duas empresas têxteis da ilha de São Miguel e, de acordo com a nota de imprensa divulgada pelo Observador, o uso das proteções “não implica qualquer alteração às medidas de confinamento da população, de higiene das mãos e de etiqueta respiratória, e à organização e manutenção dos procedimentos de proteção e prevenção adotados pelas entidades públicas e privadas.” 

O executivo dos Açores afirma que pretende “reforçar a fase de contenção de propagação do novo Coronavírus em que se encontra a região.” 

Portugal regista até à data, 16 de Abril, 629 mortos associados à Covid-19 e 18.841 casos confirmados, segundo o Boletim Diário da Direção Geral de Saúde (DGS).