Festival “Cultura com C de Casa” promove agentes culturais até ao fim de abril

Fonte: Lusa

Estreou a 18 de março “Cultura com C de Casa”, um Festival do concelho de Leiria que promove músicos, atores e outros agentes culturais da cidade. Uma iniciativa da própria sociedade civil face à pandemia do Covid-19.

Os organizadores do festival, Hugo Ferreira e Hugo Alves, explicam em declarações à Lusa que o setor cultural parou devido à pandemia. Os dois juntaram-se para criar “uma iniciativa que fosse de todos os agentes culturais de Leiria e para todas as pessoas, principalmente de Leiria”.

As atuações de 30 minutos do festival decorrem na página de Facebook Visit Leiria, do município de Leiria, e já conta com mais de 60 perfomances, desde concertos de músicos, como também workshops de cozinha ou até histórias para crianças.

Todas as semanas é divulgada a programação cultural da semana com as datas e horários de cada dia e a respetiva atuação. Os diretos já captaram mais de 400 mil visualizações e mais de 25 mil interações na página.

De acordo com a agência Lusa, os organizadores não colocaram expectativas no projeto. Contudo, a aceitação por parte das pessoas está a ser “impressionante”, visto que o festival está a conseguir “chegar ao maior número de agentes culturais e de casas”.

Hugo Ferreira e Hugo Alves revelam que a autarquia atribuiu 12 mil euros para pagar as cem sessões do festival. A distribuição do dinheiro será para todos aqueles que participam, para a equipa que produz e para os que promovem e preparam o “Cultura com C de Casa”, explicam os organizadores.

O festival, que teve início a 18 de março, vai estender-se até ao final de abril, com três sessões de segunda a sexta, e uma sessão aos fins-de-semana pelas 21h30.