“Drive Thru”, um novo método de rastreio à Covid-19

Fonte: Diário de Leiria

Em Portugal, existem centros de rastreio móvel, espalhados por alguns pontos do país, que têm como objetivo o combate à pandemia. O distrito do Porto foi o primeiro a ter uma estação “Drive Thru” que permite ao cidadão fazer o teste sem sair do carro. Os rastreios são feitos apenas com a janela aberta e mediante prescrição médica.

A Unilabs Portugal lançou, em conjunto com a Administração Regional de Saúde do Norte e outras entidades, um novo projeto de ajuda ao combate à Covid-19 de centros de rastreios móveis que os intitularam “Drive Thru”. Com o objetivo principal em diminuir o afluxo exagerado de suspeitos que todos os dias aparecem nos hospitais, estes espaços dedicam-se à colheita e análise de amostras “em questões de conforto de segurança coletivas”, como é afirmado no site.

A quem se destina?

Destinado apenas aos utentes que tenham sido referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), com prescrição médica e marcação prévias. O modelo permite aos cidadãos, que mostrem sintomas de suspeita à Covid-19, se possam deslocar ao ponto de recolha sem ter contacto com outras pessoas, o que diminui o risco de infeção. O teste é gratuito e demora apenas 5 minutos, mas pode variar conforme o tempo de espera. Os resultados são enviados por e-mail num prazo entre 24 a 72 horas e, caso o teste dê positivo, a pessoa será contactada imediatamente por um médico.

Quais são os procedimentos?

Antes de ir fazer um rastreio, assegure-se que contactou a Linha Drive Thru, através do número 220 125 001, para efetuar uma marcação prévia. Se viver em Lisboa, a marcação terá de ser feita através do contacto da Câmara Municipal de Lisboa (800 910 219). Durante a marcação tem de informar o seu número de Identificação Civil e a matrícula do veículo em que irá aparecer no dia. 

No dia, terá de aparecer com o respectivo veículo no posto em que irá realizar o teste e aguardar pela sua vez, dentro do carro, na fila assinalada. Enquanto aguarda tem de ligar para a equipa presente no local (o número será disponibilizado no centro) e terá de preencher a sua ficha de utente. 

Quando chegar a sua vez abra apenas a janela, de forma a garantir uma distância de segurança, e os médicos trataram de fazer uma colheita rápida ao nariz (zaragota nasofaríngea). 

Para uma informação mais detalhada, consulte o site oficial da Unilabs Portugal.

Neste momento, a Unilabs Portugal consegue realizar cerca de mil testes por dia e estão dispersos em doze locais diferentes do país. Apesar de terem de dar prioridade a outros assuntos e de terem uma capacidade máxima de testes diários que podem fazer, o seu Call Center, estará disponível de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h.