Dia Mundial do Teatro

Fonte: Expresso

Companhias de Teatro disponibilizam esta sexta-feira, dia Mundial do Teatro, um programa online  para não deixar passar a data, mesmo em tempo de quarentena. 

De entre as instituições envolvidas, as nacionais são as que apresentam uma maior programação. De acordo com o Expresso, o programa começou hoje, dia 27 de março, pelas 17h00, com a “Maratona do Clube dos Poetas Vivos” , organizado pelo Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII). Na atividade estão envolvidas a atriz Carla Bolito, a escritora Joana Bértholo e a cantora Sara Tavares. 

Às 17 horas, é a vez do podcast da jornalista Mariana Oliveira: “TEATRA”. A jornalista conversa em direto com pessoas ligadas ao mundo do teatro, como o diretor do TNDMII, Tiago Rodrigues, o ator Albano Jerónimo, os músicos Helder Gonçalves e Manuela Azevedo, entre outros. 

Às 21 horas será reproduzida uma das peças com maior destaque que já passou no TNDMII, “Sopro”. Uma criação de Tiago Rodrigues, Isabel Abreu e Cristina Vidal. Esta peça estreou em 2017 no Festival D’Avignon e venceu o Globo de Ouro de Melhor Espetáculo, em 2018. 

Já o Teatro Alberto apresenta, às 21 horas, a peça “A Verdade” de Florian Zeller, que será transmitida através do site do teatro. Também às 21 horas, a companhia Rimini Protokoll apresenta o espetáculo “100% Lisboa”, através das redes sociais Facebook, Instagram e Youtube.  

O Teatro Experimental de Cascais disponibiliza, a partir de hoje, 27 de março, um conjunto de gravações de peças já produzidas. Ainda às 21 horas, o Teatro de Almada exibe “O Mandarim” no seu site

No Porto, o Teatro Nacional de São João abre as portas a partir das 18 horas, numa visita guiada que qualquer pessoa pode acompanhar através das redes sociais Facebook e Instagram. Às 22 horas, será transmitida online a peça de António Ferreira, “Castro”, que conta a conhecida história de Pedro e Inês.