Curta Metragem de Regina Pessoa premiada no Japão

Fonte: Público

A curta metragem “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias”, de Regina Pessoa recebeu o Prémio de Excelência na competição de curtas-metragens do Festival dos Prémios de Animação de Tóquio. Os vencedores da edição 2020 foram anunciados no site oficial do festival.

O filme de animação é distribuído e promovido pela Agência da Curta Metragem e coproduzido entre Portugal, França e Canadá e desde a estreia, conta com várias distinções, como no festival de cinema de Annecy, em França, e o “Caminhos do Cinema Português”, em Coimbra.

De acordo com a agência Lusa, a curta de 13 minutos é uma homenagem da realizadora ao Tio Tomás, “um homem humilde e um pouco excêntrico, que teve uma vida simples e anónima” e foi criada “a partir de memórias afectivas e visuais” da infância de Regina.

Numa reportagem dada ao jornal Público em fevereiro de 2020, a realizadora descreve o filme como o “mais autobiográfico de sempre” e acrescenta ter sido o filme que mais desafios lhe deu ao nível técnico.

Segundo a Lusa, Regina Pessoa deixa um conselho a todos: “Com este filme eu gostaria de testemunhar que não é preciso ser-se alguém para se ser excepcional na nossa vida.”

Desde 2018 que a realizadora, por convite da organização, pertence à “Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Regina Pessoa também é autora de outras curtas metragens como, por exemplo, “A Noite”, de 1999 e “Kali, O Pequeno Vampiro”, de 2014.

Devido à pandemia da Covid-19, a competição decorreu pela internet, com visionamentos e reuniões do júri no online.

Assista ao trailer do filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias”:

Trailer do Filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias”