Covid-19 “obriga” Joana Vasconcelos a fechar portas do atelier

Fonte: A Bola

O atelier da artista Joana Vasconcelos, anunciou no sábado, dia 11 de abril, que encerrou “pela primeira vez em 25 anos”, devido à pandemia de Covid-19 e abriu um processo de “lay-off” para cerca de 50 trabalhadores.

Num comunicado à agência Lusa, o atelier de Joana Vasconcelos salienta que a crise mundial fez-se sentir de imediato no “mundo” artístico e avalia como “uma desgraça” o período vivido pelo sector cultural. No início, a equipa do atelier passou para teletrabalho, contudo, depois sucedeu-se um processo de “lay-off” (mecanismo criado pelo Governo como forma de ajudar as empresas em crise devido ao Covid-19) para cerca de 50 trabalhadores. O processo serve para suportar a subsistência e famílias dos trabalhadores e assegurar, assim, os postos de trabalho.

A artista plástica portuguesa manifesta que está triste por não saber quando vai voltar a abrir o atelier. Joana Vasconcelos disse, ainda, à Lusa que “tinha vários projectos em curso, nomeadamente seis exposições nos Estados Unidos, índia e Dinamarca, e foram todos adiados.”

Joana considera que todas as pessoas estão a fazer o que podem, o que acha ser o mais importante num momento de solidariedade. A artista, de acordo com o jornal Público, acrescenta que a tolerância e a compaixão são fundamentais durante esta situação de crise e que “a incerteza com o futuro é enorme”.

Segundo o relatório de dados de hoje da Direção Geral da Saúde, regista-se mais de 500 mortos e mais de 16.000 casos confirmados.

Veja o vídeo sobre alguns dos trabalhos mais conhecidos de Joana Vasconcelos:

Vídeo realizado pelo “Jornal Em Ponto”