Covid-19: Greve Climática Estudantil cancelada

As manifestações da Greve Climática Estudantil que estavam marcadas para sexta-feira, dia 13 de março, pelo país foram canceladas face à pandemia de Covid-19, anunciou hoje a organização do movimento em Portugal.

Fonte: timeout.pt

Em comunicado, a organização refere que, segundo a Lusa, o cancelamento do evento advém dos últimos acontecimentos causados pelo novo vírus e, também, pela “responsabilidade social para com a saúde pública”. 

Na quarta feira, 11 de março, a ativista sueca Greta Thunberg apelou, nas suas redes sociais, para que a próxima greve climática mundial seja feita em formato digital, face ao surto Covid-19 e às recomendações das autoridades para evitar multidões.

“Encontrar novas formas de criar atenção pública em defesa de mudanças climáticas” é o novo desafio que a jovem ativista sugere no último post publicado na sua conta Instagram. Propõe ainda que cada um publique fotos suas com os seus respetivos cartazes, utilizando palavras-chave ou hashtags, como por exemplo #DigitalStrike (#GreveDigital, em português) ou #ClimateStrikeOnline (#GreveClimáticaOnline).

Várias localidades do país como Lisboa, Porto, Aveiro, Penafiel e Pico, tinham confirmado adesão à greve, que fica agora adiada, sem nova data anunciada.