Covid-19: 46.ª edição do Portugal Fashion à porta fechada

O evento Portugal Fashion, com lugar no Porto, teve início esta quinta-feira, dia 12 de março. Pela primeira vez em 25 anos, devido ao coronavírus, realiza-se à porta fechada.

“É a primeira vez em 25 anos de história que fazemos um evento à porta fechada. Não foi uma decisão nada fácil, mas teve de ser. Tivemos de fazer vários planos e ir ponderando em função da evolução da situação em Portugal. Fomos sempre acompanhados também pela Direção Geral de Saúde [DGS], pelo Governo e, portanto, esta decisão foi muito ponderada a vários níveis”, declarou à Lusa, Mónica Neto, diretora do Portugal Fashion.

Apenas tem acesso ao desfile o público profissional — jornalistas, fotógrafos profissionais, buyers e alguns influenciadores convidados para amplificar o evento nas redes sociais. O grupo ronda as 150 pessoas mas não poderá ultrapassar as 170. Todos os desfiles são transmitidos pela organização num canal de streaming.

O evento decorre até ao próximo sábado, dia 14 de março, e estão programados um total de 25 desfiles e apresentações, todos eles de criadores de moda nacionais. A organização do Portugal Fashion optou por cancelar a presença do italiano Gilberto Calzolari, como medida de prevenção face ao Covid-19.